segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Prentice Mulford e sua Magnifica Obra "Nossas Forças Mentais"

Nasceu em Sag Harbor, Long Island, distrito de New York, nos EUA em 5 de abril de 1834. Foi um mestre grande pensador no ocultismo e criador da magnifica obra “Nossas Forças Mentais”. Trabalhou em minas de carvão na Califórnia e aos 29 anos de idade começou a colocar no papel sua inspiração literária. Em 1866, entrou para a carreira jornalística, escrevendo artigos, fazendo conferências, enfim, o que representasse o fiel cumprimento da profissão.
Em 1883, sua mente já iluminada não mais lhe permitia dedicar-se aos assuntos que normalmente atraem leitores, ávidos de notícias excitantes, retirou-se para uma casa que construíra no campo, nas proximidades de New York, dando início à sua monumental obra filosófica “Nossas Forças Mentais”, publicada em 1884, com grande sucesso. Prentice Mulford foi o primeiro a mostrar o lado prático e utilitário dos conhecimentos ocultos e das forças mentais, ensinando, ao mesmo tempo, como aplicá-las, a adaptando-as ao dia-a-dia, na conquista tanto da abundância, quanto da felicidade plena.
Defendia a idéia de que o paraíso do homem deve começar neste mundo, vinculando a felicidade no plano físico com a do plano invisível, após desencarnação. Explicando que a realização, que só podia vir pelo progresso espiritual que depende do conhecimento das leis mentais e de sua aplicação. À medida que homem desenvolve a sua natureza espiritual cada vez menos terá em si as partes materiais que estão sujeitas à decadência e a morte.
Segue alguns trechos do prefacio de sua obra que é publicada no Brasil atualmente pela Editora Pensamento em quatro volumes.


"A obra que nos é dado publicar pela primeira vez em português é um dos mais belos e extraordinários monumentos criados pelo Engenho Humano.
Concebida em estilo simples, evitando calculadamente os artificios da linguagem, ela se eleva, entretanto, por vêzes, genialmente, a incomensuráveis alturas que chegam a causar vertigens. É seu carater dominante a esponteneidade e, mais que tudo, a originalidade, iluminada por uma Fé inabalavel, altamente sugestiva e comunicativa em extremo, daquela especie de Fé que pode transportar montanhas."
"Ao lê-la, afigura-se-nos que penetramos numa floresta virgem, onde se respira um vigoroso mas agreste sôpro vital; onde reina a obreidade de uma alegria santa; onde, palpitando em cada fôlha, em cada ramo, em cada arvore, a vida é um hino constante de amor."
Prentice Mulford muito mereceu da humanidade, escrevendo "Nossas Forças Mentais".

A seguir trechos do Prefacio da Edição Italiana feita pelo Sr. Guido Ferrando:

"A filosofia de Prentice Mulford pode, esquematicamente, ser resumida em poucas palavras: Existe um poder Supremo, uma Suprema Sabedoria que governa o universo e que preenche o espaço infinito e se acha em todas as coisas. O Supremo Poder é todo o átomo da montanha, do mar, do ar, dos animais, do homem: não pode ser compreendido por nós, mas podemos receber a sapiência e, assim, participar conscientemente d êle. Logo que reconhecemos esta sublime sapiência, aprendemos a desejá-la, absorvê-la e construí-la dentro de nós mesmos e em, seguida, podemos tornar-nos cada vez mais perfeitos. E assim, gradativamente, por uma lenta passagem, conseguimos elevar-nos a um estado mais alto, desenvolver todos os nossos podêres e pôr-nos em condições de criar a nossa vida e o nosso universo; e então passamos do estado limitado da mente inferior para o iluminado de nossa mente Superior, e nos sublimamos na comtemplação do infinito Espirito de Deus. "

"Êsses principios fundamentais, Mulford os expõe e os reputa em todos os seus ensaios, cêrca de setenta, que discorrem em argumentos, aparentemente disparados, mas que, no entanto, têm únicamente por objetivo determinar as relações do homem para consigo mesmo e a natureza, e indicar ao individuo tôdas as suas possibilidades e todos os seus Deveres."

"Mulford não foi um mistico, no sentido ordinário da palavra. Mas foi um homem que pôde escrever palavras como estas: "Todas as coisas podem servir de ponto de partida no mundo; todos os nossos esforços e todos os nossos atos nos levam a Deus", - devia ter visto bem fundo no misterio da vida e devia possuir em si a luz espiritual que é a propria de todos os idealistas da humanidade. Ao contrário dos verdadeiros místicos, êle nada nos disse da vida do Espirito quando se une a Deus; nada sabe contar-nos da alma que se eleva à contemplação da divindade e no êxtase supremo acha a satisfação de todos os seus desejos; e em vão procurare-mos nêle a descrição da perfeita beatitude, daquele que, como o pobrezinho de Assis, soube purificar a sua alma e fazer dela um digno receptáculo da bondade divina que se manifesta em todos os atos e em todos os pensamentos...... Êle, Mulford, só nos fala dos meios para chegarmos a Deus, mas sobre o princípio e fim da vida nada tem de dizer-nos. E não devemos admirarmos disso; Mulford não tinha em mente escrever a história da propria alma, a narrativa das suas experiências íntimas; êle dirigia-se às pessoas que trabalham e sofrem, e, com seus escritos, ia-lhes ao encontro, animando-as e mostrando-lhes o que se pode obter, com a vontade e o poder do pensamento, e como a vida pode transpor-se com Fé em si mesmo, e no próprio local. "

A Obra completa de Prentice Mulford publicada no Brasil pela Editôra Pensamento deveria ser leitura obrigatória para todos vivenciam experiências espirituais durante toda a vida.

Seus ensaios mostram claramente tambem, que a vida nada tem a ver com Credos, Crenças e/ou Dogmas religiosos e sim faz parte da evolução natural do ser humano e que parte desta evolução depende unica e exclusivamente da propria pessoa.

José Carlos Gabaldo de Souza

4 comentários:

  1. Acabei de saber sobre a existência de Prentice Mulford e achei o seu blog no google. Gostei muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estava folheando o livro o segredo,quando li, crie seu dia com antecedência, Prentice Mulford,achei magnifico o universo nos mostra todas as ciscunstâncias para enxergar a vida!!! acabei de comprar o livro as forças mentais!

      Excluir
  2. Boa trade, coloquei um link do seu blog no meu blog http://www.otimomesmo.com.br/citacoes/ na citação de Prentice Mulford, se você puder colocar um link no seu blog para o meu agradeço. Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Sou agradecida por esse universo explêndido, nada é por acaso, muito feliz , conhecer a história de Prentice MulFord, magnifico!

    ResponderExcluir